Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ALISTAMENTO MILITAR





A partir de hoje, dia 3 de janeiro de 2011, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2011 deverão realizar o Alistamento Militar.

Veja aqui como proceder, qual a documentação necessária e os locais onde realizar o alistamento.

1. Quem deve fazer alistamento militar?

R - O alistamento é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Os brasileiros naturalizados ou os que optaram pela nacionalidade brasileira são obrigados a fazê-lo a partir da data em que receberem o Certificado de Naturalização ou o Certificado de Assinatura do Termo de Opção, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receberem o Certificado ou o Termo de Opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.

2. Que documentos devo levar para alistar-me?

R - Certidão de Nascimento ou Casamento original.

•Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção);
•Registro de Emancipação (no caso dos índios);
•Duas fotos 3x4 (sem data e recente);
•Comprovante de residência (conta de luz ou água, etc.).
3. Quando eu devo fazer o alistamento militar?

R - O jovem deve alistar-se de 1º de janeiro a 30 de abril do ano em que completar 18 (dezoito) anos de idade. Isto também vale para cidadãos brasileiros que residem no exterior.

4. Qual a idade máxima para alistar-se ao Serviço Militar obrigatório?

R - A obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos de idade e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

5. Onde posso realizar o alistamento militar?

R - Procure a Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. A JSM é um órgão da Prefeitura Municipal onde o jovem poderá procurar por informações quanto a sua localização. Os brasileiros que residem no exterior devem procurar um Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima de onde residem e realizar o alistamento.

Saiba mais sobre o Alistamento e o Serviço Militar acessando o link "Junte-se a Nós" ou a página da Diretoria do Serviço MilitaR.

Fonte: http://www.exercito.gov.br/web/guest/o-exercito?p_p_auth=yWUdNz3a&p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=avisos-home&p_p_col_count=1&_56_groupId=10138&_56_articleId=308597

Nenhum comentário: