Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ESPECIALISTAS CRITICAM LENTIDÃO DE SOCORRO MILITAR AO CAOS NO RIO




Somente no domingo a Força Aérea Brasileira começou a montagem de um hospital de campanha, em Itaipava.

Nilson Mariano | nilson.mariano@zerohora.com.br

No sábado, quatro dias depois do início da catástrofe na região serrana do Rio de Janeiro, soldados do Exército apareceram carregando esquifes das vítimas de Nova Friburgo. Também no sábado, a Defesa Civil fluminense alertava que ainda havia povoados ilhados, sem água nem comida, devido à falta de helicópteros. Somente no domingo a Força Aérea Brasileira (FAB) começou a montagem de um hospital de campanha, em Itaipava.

Por que as Forças Armadas demoraram tanto a agir na tragédia no Rio?

Diante dos 628 mortos contabilizados até ontem, a pergunta se impõe. O Exército, a Marinha e a Aeronáutica não poderiam ter sido mais rápidos? Editor do portal DefesaNet, Nelson Düring observa que "uma pesada burocracia" restringe o começo das ações militares. É o governo estadual que pede, a Presidência da República que autoriza, antes as Forças Armadas não podem se mexer.

— Nos momentos de crise, nota-se uma demora na ação de meios militares que seriam vitais, especialmente nas primeiras horas após o acontecimento — ressalta Düring.

O especialista diz que as Forças Armadas deveriam ter destacado mais helicópteros e blindados com lagartas para entrar nos locais inacessíveis da serra fluminense. Lembrou que, somente em Taubaté (SP), o Comando de Aviação do Exército dispõe de cem helicópteros. E que a Marinha tem outros tantos na sua base aeronaval de São Pedro da Aldeia, no Rio.

>> Leia a reportagem completa na edição de Zero Hora desta segunda-feira

ZERO HORA

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3178241.xml

Nenhum comentário: