Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

sábado, 8 de janeiro de 2011

Jobim defende hospedagem de Lula em forte



Em entrevista, ministro negou divergências com secretária de Direitos Humanos

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, classificou nesta sexta-feira (7) como “ridículas” as críticas feitas ao fato de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estar hospedado em uma base do Exército no Guarujá. Lula está no local desde a última terça com a família.

O decreto que regulamenta a legislação que dispõe sobre medidas de segurança aos ex-presidentes da República não trata da possibilidade de ex-mandatários se hospedarem em dependências do Exército, mas não há ilegalidade caso o ex-mandatário seja convidado pelo ministro da Defesa. O convite, entretanto, gerou críticas da oposição, rebatidas hoje por Jobim.

- Considero [as críticas] ridículas. Absolutamente ridículas. O presidente afastado do cargo, terminando o mandato e que deseja passar algum tempo de lazer com a proteção necessária o fará em ambiente do Exército. Foi decisão correta e acho as críticas e análises absolutamente ridículas e sem fundamentação.

Jobim participou na manhã desta sexta do programa “Bom Dia, Ministro”, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência e transmitido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Comissão da verdade

O ministro falou também sobre a proposta de criação de Comissão da Verdade, enviada pelo governo federal ao Congresso em 2010. De acordo com ele, cabe agora ao Legislativo analisar o processo. Ele negou, ainda, que haja desavenças entre os setores militares e a nova secretária dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

- Houve uma divergência inicial com o então secretário [dos Direitos Humanos Paulo] Vanucci sobre a natureza do projeto. Para ele, era unilateral. (...) E nós queríamos a visão completa, de ações desenvolvidas não só pelas Forças Armadas da época, mas também pelos movimentos guerrilheiros. Não há divergência com a secretária atual, já que a ministra Maria do Rosário conhece muito bem o projeto e nós temos uma excelente relação.

Caças e Genoino








.Durante o programa, Jobim foi questionado sobre a compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), que segue sem definição. Ele afirmou que já entregou os relatórios e análises da Defesa sobre o caso à presidente Dilma Rousseff, e que agora espera uma decisão dela.

- Entreguei todo o material e ela vai analisar o material que eu entreguei e deverá nos convocar. É a presidente que decide a pauta do ministro e não o ministro que decide a pauta da presidente.

Ele confirmou, ainda, que convidou o deputado federal José Genoino (PT-SP) para ser seu assessor especial no ministério, mas disse ainda não recebeu uma resposta. Guerrilheiro, Genoino lutou contra as Forças Armadas durante a ditadura.

- Eu no ano passado convidei o deputado José Genoino para ser meu assessor. Ele foi uma figura importante do Congresso e nos ajudou extremamente no debate das questões relativas à defesa. Conheço desde 1988, tenho relações estreitas, fiz o convite, mas ele ainda não me respondeu. Ficamos de conversar em fevereiro. Seria uma posição de assessor direto.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/jobim-defende-hospedagem-de-lula-em-forte-do-exercito-e-diz-que-critica-sao-ridiculas-20110107.html

Nenhum comentário: