Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

Lançamento do nosso Livro Manual de Direito Disciplinar Militar

sábado, 8 de janeiro de 2011

Caso Joel: MP vai denunciar 9 PMs

Os policiais envolvidos no caso do garoto Joel serão denunciados à Justiça por homicídio e omissão de socorro.

Redação CORREIO

Os nove policiais militares da 40ª CIPM, no Nordeste de Amaralina, envolvidos no caso do garoto Joel serão denunciados à Justiça por homicídio e omissão de socorro. É o que garante o promotor Davi Gallo, que atua no Tribunal do Júri. Ele disse que a denúncia deve ser feita na próxima semana.

Ontem, Gallo devolveu o inquérito policial para a titular da 28ª Delegacia, Jussara Souza, para que fossem adicionados os boletins individuais dos PMs que participaram da ação militar no dia 21 de novembro. Joel morreu na madrugada do dia seguinte dentro de casa. “A delegada não indiciou nenhum dos policiais por entender que era crime militar. É o entendimento dela, mas é crime comum. Vou denunciar todos os nove”, disse o promotor.

A família do garoto e os moradores do bairro alegaram que não houve confronto, como foi dito pelos policiais, e que os PMs se recusaram a dar socorro à vítima. Após análise dos laudos periciais do Departamento de Polícia Técnica, a Secretaria de Segurança Pública informou que o projétil que atingiu a cabeça e ficou alojado no cérebro do garoto partiu da pistola calibre .40 do PM Eraldo Menezes de Souza, que há 14 anos trabalha na corporação. “Vou denunciar um (dos PMs) como autor e os outros como partícipes (no homicídio) e todos por omissão de socorro. Um PM matou e os outros deram cobertura. A pena mínima é de 13 anos ”, explicou o promotor. “Não estou denunciando hoje porque a delegada não indiciou nenhum deles”, finalizou Gallo.

Procurada pelo CORREIO, a delegada afirmou que os policiais estavam em serviço, por isso o entendimento de crime militar. “Conforme o Código de Processo Militar, crime militar é julgado pela Justiça Militar e encaminhado ao Ministério Público quando há dolo. Mandei o inquérito para apreciação do MP, vou cumprir a determinação e enviar os boletins individuais. Estamos dialogando”, minimizou Jussara.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-3/artigo/caso-joel-mp-vai-denunciar-9-pms/

Nenhum comentário: